Imagens de cortes de árvores na Avenida Jorge Elias em Patrocíinio, ocorrida em 2024... (Crédito Fotos: Juliana Ávila Carvalho)



E
ustáquio Amaral | Primeira Coluna 

Informação. A boa, a crível, a oficial, nunca é demais. Há expectativa de que, em algum momento, os gestores públicos comecem a priorizar as necessárias políticas públicas (ninguém deve confundi-las com políticas partidárias). Nesse contexto, é curioso, é útil, conhecer mais alguns dados confiáveis de Patrocínio, por exemplo. Tais como o atual percentual (%) de arborização nessa terra de pouco verde, e, o bom índice de via pavimentada. Da mesma maneira, a sinalização para bicicletas e o índice de iluminação pública. Outra face nunca revelada é a situação por casa (residência) em Patrocínio. Quantas casas existem com um morador apenas. Quantas casas com casais sem filhos. E quantas casas há com casais do mesmo sexo. O trabalho é do IBGE.

PROBLEMA ANTIGO Falta de árvores em Patrocínio é desafio para qualquer gestor. Até algum tempo atrás, havia 225 municípios mineiros, à frente, em melhores condições, quanto ao verde. Como na cidade a regra é cortar árvores sem nenhum critério técnico, a situação piorou o que já era péssimo. O último censo apontou 397 municípios mineiros à frente de Patrocínio. E o silêncio permanece. Seja de entidades públicas, seja de entidades ditas “de meio ambiente”. Quando é que alguém lutará por esse componente importante da vida de todos, que é o verde?

EXPLICANDO A TRAGÉDIA ANUNCIADA No estudo do IBGE, quanto à Arborização, foi considerado o percentual (%) de domicílios (residências) particulares permanentes ocupados (com moradores), em cujo entorno existe uma ou mais árvores. E também utilizadas imagens de satélite com alta definição. Resultado: em 40% dos domicílios não há árvores. Em 60% sim, têm árvores (precisamente 60,7%). O que é muito pouco. Patrocínio está mais para Buenos Aires em Pernambuco (verdade, o estado de Pernambuco tem uma cidade com o nome de Buenos Aires) do que para a bonita e verde Buenos Aires, na Argentina. Triste constatação.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA E ASFALTO: ÓTIMOS! Quase 100% do entorno dos domicílios (casas residenciais) tem iluminação pública e via pavimentada. O critério de observação do IBGE é o mesmo utilizado para a arborização. Assim, o entorno de domicílios particulares permanentes ocupados chega a 99,5% com iluminação pública. E a 99,4% desses domicílios (residências) em via pavimentada.

BICICLETA NÃO TEM VEZ! Se vivo fosse, coitado do Padre Caprázio (holandês) e do incrível idoso José Mendes (com quase 90 anos de idade, pedalava pela cidade). O IBGE registrou que apenas 1,64% (menos de 2%) das vias urbanas em Patrocínio são sinalizadas para bicicletas. O IBGE considerou a mesma observação técnica. Ou seja, o entorno dos domicílios pesquisados com via sinalizada para bicicleta. Quando vivo (anos 40, 50, 60 e 70), Padre Caprázio, no bom hábito da Holanda, sinalizava com as mãos, a direção que tomaria, pilotando a sua “bike”, pelas ruas da cidade.

HÁ MUITO “MORADOR SOLITÁRIO” EM PTC Do total de domicílios, 17,2% têm um só morador. Em outras palavras, cerca de 5.500 residências têm um só morador (exatamente, 5.447 domicílios).


.. a nutreza devastada em nome do "progresso". (Crédito Fotos: Juliana Ávila Carvalho)

TURMA SEM FILHOS Quase 6.900 domicílios residenciais com cônjuges, não possui filhos. Precisamente, 21,44% do total de domicílios particulares permanentes ocupados (que são 31.745 imóveis).

MESMO SEXO MORANDO JUNTOS Cerca de 90 domicílios (residências) é habitada por cônjuges do mesmo sexo. Exatamente, 0,26% dos domicílios com cônjuges do mesmo sexo, segundo o IBGE. Entende-se por cônjuge: companheiro(a), esposo(a), marido, consorte, parceiro e casal. Os dados referem-se a todos os domicílios particulares e ao universo do Censo em Patrocínio.

PALAVRA FINAL

FRATERNAL PALAVRA Em Julho/2025, além de bela manifestação institucional, o ex-deputado Silas Brasileiro (hoje, presidente do Conselho Nacional do Café), escreveu de próprio punho:

Amigo Eustáquio,

Como é bom ter o prazer de cumprimentá-lo nessa data especial de aniversário. Ao longo de sua vida, você é motivo de orgulho pra todos nós, patrocinenses. Vida longa e sucesso permanente.

Gratidão ao amigo e colega no (então) “Curso Científico” do Colégio Prof. Olímpio dos Santos, cujo diretor era Abdias Alves Nunes. Isso nos anos 60.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Todas as notícias