A mudança das reuniões da Câmara de Patrocínio, para o período noturno, busca maior engajamento popular e eficiência no processo legislativo; primeira sessão noturna marcada para esta terça-feira (18)



Da redação da Rede Hoje

A Câmara Municipal de Patrocínio realizará, nesta terça-feira (18), a primeira reunião ordinária no novo horário, às 18 horas. As sessões, que antes ocorriam às terças-feiras pela manhã, foram alteradas após a aprovação unânime do Projeto de Resolução 01/2025, com emendas da Comissão de Legislação, Justiça e Redação. A mudança tem como objetivo ampliar a participação popular e atender às demandas dos vereadores.

O novo horário foi proposto devido à baixa presença de cidadãos no plenário durante as reuniões matinais. A expectativa é que, com as sessões à noite, mais pessoas possam acompanhar os debates e deliberações, fortalecendo a participação popular no Legislativo Municipal.

O protocolo com as matérias a serem discutidas será fechado às quintas-feiras, até às 17 horas, e a pauta será divulgada às sextas-feiras, no mesmo horário. A mudança no funcionamento visa também otimizar o fluxo de trabalho dos parlamentares e da população interessada em acompanhar os processos legislativos.

Na pauta da reunião desta terça-feira, estão previstas a apresentação, sem discussão, de proposições e seu encaminhamento às Comissões Permanentes para emissão de parecer. Entre os processos está o de Lei nº 32/2025, que altera normas de limpeza de terrenos e lotes, de autoria do vereador Humberto Donizete (Bebé).

O presidente Nikolas Elias já definu estaterça, como a pimeira reunião noturna

Em primeira discussão e votação, serão analisados o Processo de Lei Complementar nº 03/2025, que trata de normas de edificações em lotes limítrofes a avenidas, de autoria do vereador Leandro Caixeta, e o Processo de Lei Complementar nº 04/2025, que dispõe sobre a criação dos cargos de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias, de autoria do prefeito municipal. Ambos contam com emendas da Comissão de Legislação, Justiça e Redação.

Também estão previstas a discussão e votação única de indicações e requerimentos de informações, além da verificação de presença e o grande expediente, no qual o vereador Ricardo Balila terá espaço para tratar de assuntos diversos.


Todas as notícias