Medida visa prevenir aumento de casos de doenças respiratórias durante o outono; doses dependem de repasse do Ministério da Saúde.
Vacinação contra influenza em posto de saúde de Minas Gerais. Crédito: Fábio Marchetto/SES
Da Redação da Rede Hoje
O Governo de Minas Gerais ampliou a vacinação contra influenza para toda a população acima de 6 meses. A decisão foi publicada no Jornal Minas Gerais no último sábado (26/4), por meio da Deliberação CIB-SUS/MG nº 5.185/2025, e já está em vigor em todo o estado.
A medida ocorre em um período de maior circulação de vírus respiratórios. "Como a vacinação é a melhor forma de evitar casos de influenza, decidimos ampliar o público-alvo", afirmou Eduardo Prosdocimi, subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG. Ele orienta que a população procure unidades básicas de saúde ou postos volantes para se imunizar.
A deliberação estabelece diretrizes para os municípios, como ampliação de horários de vacinação, postos em locais estratégicos e garantia de insumos. Ações direcionadas a grupos vulneráveis, como comunidades quilombolas e pessoas em situação de rua, também foram recomendadas.
A disponibilidade de doses está condicionada ao repasse do Ministério da Saúde. A vacinação está disponível em Unidades Básicas de Saúde (UBS), postos volantes (Vacimóveis) e locais divulgados pelas prefeituras.