Alteração atende reivindicação de produtores que pode voltar a causar transtornos no trânsito da Avenida Dom José André Coimbra; secretário diz que a feira será só em uma pista da avenida
Novo local da Feira do Produtor atual na Rua Secundino Faria Tavares– Foto: Secom | PMP
Da Redação da Rede Hoje
A Feira do Produtor, realizada semanalmente às sextas-feiras, passará a funcionar em novo endereço a partir do dia 16 de maio de 2025. A decisão, segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, atende a pedido dos próprios produtores.
A Prefeitura de Patrocínio anunciou que a feira será transferida da Rua Secundino Faria Tavares, onde atualmente funciona, para a Avenida Dom José André Coimbra, “ocupando cerca de 75 metros ao lado do Catiguá Tênis Clube, com início na esquina com a Rua Elmiro Alves do Nascimento”, conforme comunicado oficial.
A mudança, porém, reacende a preocupação com possíveis transtornos no trânsito. A Prefeitura não detalhou como será feita a ocupação da via. A mudança anterior para a Rua Secundino foi justamente motivada por reclamações sobre os impactos no tráfego da avenida, especialmente por volta das 17h, quando a feira começa a ser montada. Em nota, a Secretaria de Comunicação afirmou que a mudança “tem como objetivo proporcionar melhores condições de acesso, organização e segurança tanto para os produtores quanto para os consumidores, além de atender à necessidade de adequação do espaço para o crescimento da feira e o conforto dos frequentadores”.
É uma experiência, diz secretário
No entanto, em entrevista à Rede Hoje na manhã desta terça-feira (30), o secretário de Agricultura do município, Ordilei Magalhães, afirmou que a mudança é uma experiência. “Se não der certo, a gente volta”, declarou. Ele explicou que, diferentemente de antes, quando a feira ocupava as duas pistas da avenida, agora utilizará apenas uma, enquanto a outra será convertida em pista dupla, sob coordenação da Sestran. “Então não haverá prejuízo para o trânsito”, garantiu.
Espera-se que realmente funcione e que o planejamento da prefeitura ao tentar equilibrar o incentivo à agricultura familiar com a necessidade de preservar a fluidez do tráfego urbano resolva as duas situações, e que a experiência não se transforme, mais uma vez, em transtorno para quem circula pela região, sobretudo no final da tarde das sextas-feiras.