Produtores rurais de Patrocínio e São Gotardo participaram de reuniões técnicas com a Cemig para conhecer planos de expansão, geração distribuída e melhorias no fornecimento de energia.
Foto: Cemig/Divulgação
Da Redação da Rede Hoje
A Cemig e a Fundação de Desenvolvimento do Cerrado Mineiro (Fundaccer) promoveram nesta terça-feira, 29 de abril, dois encontros com produtores rurais em Patrocínio e São Gotardo, no Alto Paranaíba. Os eventos fazem parte da divulgação do programa Cemig Agro e tiveram como objetivo apresentar medidas de melhoria no fornecimento de energia elétrica no campo, além de ouvir as demandas do setor.
Em Patrocínio, o encontro foi realizado pela manhã no Centro de Excelência do Café, na Fazenda da Epamig. Já em São Gotardo, a reunião ocorreu à tarde no salão do Parque de Exposições do Sindicato dos Produtores Rurais. As programações incluíram palestras sobre os planos de expansão da rede elétrica, conceitos de geração distribuída, ações de manutenção preventiva e a apresentação do próprio programa Cemig Agro, lançado em junho de 2024.
Entre os destaques do programa, estão a criação de um canal direto com produtores e associações por telefone (0800 721 6600), aplicativo, WhatsApp e SMS. Desde seu lançamento, o Cemig Agro realizou mais de 45 mil atendimentos. A companhia também executou limpeza e podas em mais de 42 mil quilômetros de linhas e inspeções preventivas em outros 140 mil quilômetros de rede.
Outra ação do programa é a implantação de bases operacionais dedicadas exclusivamente ao atendimento em áreas rurais. A primeira unidade foi inaugurada no município de Santa Juliana. Cada base conta com três eletricistas, um veículo 4x4 e equipamentos para atendimento rápido a ocorrências emergenciais. Ao todo, estão previstas 76 dessas unidades em toda a área de concessão da Cemig.
O programa
Durante o lançamento do programa, em fevereiro, a deputada estadual patrocinense Maria Clara Marra participou da inauguração da base em Santa Juliana. Ela destacou que, desde o início de seu mandato, tem levado à Cemig as principais demandas dos produtores rurais sobre o fornecimento de energia. Como produtora rural, conhece de perto os desafios enfrentados no campo.
"Quem trabalha no campo sabe o impacto que uma queda de energia pode causar. Um pivô desligado na hora errada compromete uma safra inteira. Uma ordenha interrompida afeta diretamente a produção de leite. A Base Cemig Agro representa um grande avanço, garantindo mais agilidade no atendimento e prevenindo prejuízos", afirmou a deputada na ocasião.
Segundo a Cemig, a iniciativa faz parte de um projeto estratégico para fortalecer a infraestrutura elétrica no campo. As novas bases têm o objetivo de reduzir o tempo de atendimento a ocorrências emergenciais e minimizar os períodos de interrupção no fornecimento de energia.
O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, também participou do lançamento do programa em Santa Juliana. Ele informou que os investimentos do Governo do Estado na Cemig somam cerca de R$ 50 bilhões entre 2019 e 2028, sendo mais de R$ 11 bilhões voltados a melhorias no setor elétrico para o agronegócio.
As reuniões com os produtores rurais do Alto Paranaíba mostram a importância da energia elétrica de qualidade para o desenvolvimento do setor agropecuário e abriram espaço para esclarecimentos sobre os serviços oferecidos pela companhia.