O festival celebra o café como maior símbolo de Patrocínio, promovendo uma imersão cultural e sensorial que alia tradição e inovação.

O café é celebrado como símbolo do município. Fotos: Rede Hoje
Da Redação da Rede Hoje
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo lançou o 2º Festival da Colheita do Café, que será realizado de 20 a 22 de junho, na Praça da Matriz de Patrocínio, em frente ao Museu Histórico Municipal.
O evento é promovido pela Rota do Café, Fundação Casa da Cultura e Prefeitura Municipal, com patrocínio da CEMIG e apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, da deputada federal Greyce Elias e de várias instituições locais.
O festival celebra o café como maior símbolo de Patrocínio, promovendo uma imersão cultural e sensorial que alia tradição e inovação. A programação inclui:
- 
Shows musicais, com Patroblues, The Fellas, Banda Mally, Misael Rodrigues Quarteto, entre outros.
 - 
Rodas de conversa e oficinas, como o lançamento do livro “A Revolução do Café Brasileiro” e palestras com especialistas Juliano Tarabal e Maurício Maciel.
 - 
Atividades infantis e culturais, como oficinas mini chef, contação de histórias e apresentações lúdicas com Tio Pipoca e Tio Tubarão.
 - 
Feira de artesanato e gastronomia, com participação da FeirArte, UNAPP, além de cafés especiais, quitandas, vinhos, cachaças e doces artesanais.
 
A edição de 2025 também inclui a tradicional Rota do Café, a partir de 16 de junho, com visitas guiadas a fazendas, colheita participativa, cupping e degustações, além de:
- 
Experiências sensoriais com cafés exóticos;
 - 
Atividades ambientais, como plantio de árvores do Cerrado;
 - 
Workshops em cafeterias e propriedades rurais.
 

“O Festival da Colheita do Café é uma celebração do município, que mostra ao Brasil e ao mundo por que, em Patrocínio, se brinda com o melhor café do mundo”, afirmou a secretária de Cultura e Turismo, Ana Valéria Rezende Cunha.
A programação completa está disponível no site da Prefeitura:
 Confira aqui.