Medida deve beneficiar merenda escolar, hospitais, Forças Armadas e famílias em situação de insegurança alimentar


Aquisição pretende evitar desperdício de frutas, carnes e peixes, além de proteger produtores da cadeia exportadora — Foto: SEDUC/AM

Da Redação da Rede Hoje

O governo federal anunciou que vai adquirir produtos perecíveis que seriam exportados, mas que correm risco de perder mercado. A medida foi confirmada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, em entrevista à Voz do Brasil nesta quarta-feira (20).

Os alimentos comprados — entre eles frutas, peixes e carnes — terão como destino a merenda escolar, os hospitais, as Forças Armadas, os restaurantes universitários e programas de aquisição voltados para famílias em insegurança alimentar.

Segundo o ministro, o objetivo é garantir o aproveitamento da produção, evitar perdas e melhorar a qualidade dos alimentos oferecidos nos serviços públicos. “O governo vai estimular que estados e municípios possam adquirir esses produtos pelos programas públicos da alimentação escolar”, disse Teixeira.

Produtos como carne podem ser congelados e redirecionados ao mercado externo, mas itens mais sensíveis, como mel, açaí, uva e peixes, devem ser absorvidos internamente. “O governo vai incluir em todos os seus editais de compras públicas a aquisição para que não haja perda de alimentos”, reforçou.

Ainda de acordo com Teixeira, a iniciativa deve proteger os empreendedores rurais e toda a cadeia produtiva. Os preços pagos seguirão os valores do mercado interno, e não os praticados na exportação.


Todas as notícias