Evento reuniu crianças, pais, observadores técnicos e clubes de Brasília, Patos de Minas, São Joaquim da Barra e Patrocínio em dois dias intensos de futebol
Marcelo Fernandes recepciona dirigentes, treinadores e arbitros para o 2º Torneio Interclubes, reunindo equipes de quatro cidades. Fotos: Rede Hoje
Da redação da Rede Hoje
A Escola do Cruzeiro em Patrocínio celebrou seus 25 anos de atuação com a realização do 2º Torneio Interclubes, reunindo equipes de quatro cidades, incluindo unidades da escolinha do Cruzeiro e do Caiçaras Clube de Patos de Minas. A competição, marcada por alto nível técnico e espírito esportivo, também teve um caráter especial: homenagear a trajetória da franquia local, dirigida por Marcelo Fernandes, que há décadas se dedica à formação de jovens atletas — e, como ele destaca, "à formação de homens".
A competição atraiu olheiros de peso, como Gilmar Francisco, ex-zagueiro do Cruzeiro e atual captador de talentos, Marcelo Rossi, do departamento de base do Cruzeiro de Belo Horizonte, Vlad Freitas, representante do Coimbra Esporte Clube e do Porto de Portugal, e Euler, ex-jogador profissional e atual diretor do Caiçaras Clube.
Marcelo Fernandes destacou a importância do evento: “Pegamos três premiações: um ouro e duas pratas. Excelentes resultados. Mas, mais que isso, é gratificante ver que atletas nossos estão sendo observados por grandes clubes. Já temos garotos encaminhados para projetos do Cruzeiro, Atlético e outras instituições”, afirmou.
Gilmar Francisco parabenizou o trabalho desenvolvido em Patrocínio: “É sempre um prazer estar aqui. A escolinha completa 25 anos e isso é fruto de um trabalho sério. Nosso objetivo é encontrar talentos que possamos levar para o futebol profissional”, declarou.
Marcelo Rossi, do Cruzeiro, reforçou a importância dessas competições: “Faz parte do nosso trabalho rodar o país, visitar escolas franqueadas como a do Marcelo, acompanhar torneios e identificar jogadores com potencial”.
Euler, ex-atleta e hoje dirigente do Caiçaras, também elogiou o evento: “É uma satisfação enorme participar. Temos parceria com clubes e queremos ampliar esse sentimento de amizade entre as cidades. Futebol também é isso: alegria e reencontros”, disse, ao lado de Marcelo Fernandes, com quem atuou no passado.
Marquinhos Bahia, técnico do Cruzeiro de Brasília, também comemorou a participação: “Voltamos para a segunda edição da Copa Cruzeiro com grande entusiasmo. A organização é excelente e o nível técnico, alto. Chegamos novamente às finais em várias categorias”.
A equipe da Escola Cruzeiro Patrocínio conquistou três premiações:
🏅 1º lugar no Sub-11
🥈 2º lugar no Sub-15
🥈 2º lugar no Sub-9
Confira os classificados finais por categoria:
-
Sub-9
🥇 1º lugar: Cruzeiro Brasília
🥈 2º lugar: Cruzeiro Patrocínio -
Sub-11
🥇 1º lugar: Cruzeiro Patrocínio
🥈 2º lugar: Cruzeiro Brasília -
Sub-13
🥇 1º lugar: Cruzeiro São Joaquim da Barra
🥈 2º lugar: Cruzeiro Brasília -
Sub-15
-
🥇 1º lugar: Caiçaras Clube (Patos de Minas)
🥈 2º lugar: Cruzeiro Patrocínio -
O torneio fortaleceu o espírito de amizade, união entre cidades e o papel da escola como espaço de formação integral. A presença de olheiros reforça o valor técnico dos atletas e a seriedade do trabalho desenvolvido.
A reportagem completa com os lances, entrevistas e bastidores do evento será exibida ainda esta semana no programa “Esporte Hoje TV”, da Rede Hoje.