Ação nacional do Comitê Paraolímpico Brasileiro conta com apoio da Prefeitura, APAE, Secretaria de Educação e CMDCA


Festival Paraolímpico Loterias Caixa 2025 promove inclusão social e incentivo ao esporte para crianças e adolescentes com deficiência (Crédito: Divulgação)

Da Redação da Rede Hoje

Patrocínio será uma das cidades-sede da 2ª etapa do Festival Paraolímpico Loterias Caixa 2025, iniciativa do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) que acontece em todo o país para promover a inclusão por meio do esporte. O evento será realizado no dia 20 de setembro, das 7h às 11h, no UNICERP.

A atividade é gratuita e voltada para crianças e adolescentes com deficiência entre 7 e 23 anos, que terão a oportunidade de participar de vivências em três modalidades paraolímpicas: atletismo, futebol 7 e badminton.

As inscrições estão abertas até 12 de setembro e podem ser feitas na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer ou na APAE de Patrocínio.

Estrutura do evento

O CPB fornece camisetas, seleciona profissionais de Educação Física, cria materiais de divulgação, produz certificados e disponibiliza um vídeo motivacional sobre o esporte paraolímpico.

Já a Prefeitura e a APAE ficam responsáveis pela estrutura local, com sonorização, telão, segurança, ambulância, fornecimento de água e kits de lanche para os participantes. Também será mobilizado um grupo de 70 voluntários para auxiliar no festival.

Contatos para participação

Interessados em participar ou colaborar com o evento podem entrar em contato pelos telefones:

  • Bernardo: (34) 8843-4073

  • Bruno: (34) 98856-8010

O Festival Paralímpico Loterias Caixa oferece a crianças e jovens de 7 a 17 anos, com e sem deficiência (até 20% das vagas), a vivência em modalidades paralímpicas de forma recreativa e lúdica, difundindo o Movimento Paralímpico em todo o país.

Criado em 2018, reuniu 7 mil participantes em 48 locais. Em 2019, alcançou 10 mil inscritos em 70 sedes. Suspenso em 2020 pela pandemia, voltou em 2021 com 8 mil crianças. Em 2022, somou 15 mil participantes. No ano seguinte, passou a ter duas edições anuais, registrando 42 mil inscrições. Em 2024, o festival atingiu um recorde histórico, com mais de 44 mil crianças inscritas em duas edições, distribuídas em 120 núcleos espalhados pelo Brasil.


Todas as notícias