Os dois gols da partida foram marcados por Kaio Jorge ainda na primeira etapa; o resultado Raposa pode até perder por um gol de diferença no jogo de volta para avançar de fase.
Kaio Jorge e Gabigol foram os nomes do jogo. Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Da Redação da Rede Hoje
Empurrado pela torcida no Mineirão, o Cruzeiro se impôs com autoridade diante do Vila Nova e largou em vantagem na terceira fase da Copa do Brasil. O time celeste venceu por 2 a 0, com gols de Kaio Jorge, e agora joga com a vantagem do empate ou derrota por até um gol na volta.
A partida começou em ritmo intenso, com o Cruzeiro ditando o ritmo desde os primeiros minutos. Aos 23 minutos, Gabigol finalizou com perigo e acertou a trave, levantando a torcida. O Vila Nova encontrava dificuldades para sair da pressão cruzeirense.
Aos 29 minutos, o goleiro Halls foi exigido após uma pancada de William, que arriscou de fora da área. A jogada começou nos pés de Eduardo, um dos mais participativos da primeira etapa.
Aos 33 minutos, o Mineirão explodiu. Kaio Jorge recebeu em velocidade, passou pela marcação e finalizou com precisão de pé esquerdo, abrindo o placar. Três minutos depois, foi a vez de Gabigol aparecer bem.
O camisa 9 encontrou Kaio Jorge com um passe preciso. O atacante limpou o zagueiro, driblou o goleiro e tocou para o fundo das redes, fazendo 2 a 0 e consolidando a vantagem cruzeirense no duelo.
Gabigol, inclusive, foi um dos nomes do jogo. Após semanas fora da equipe titular, ele voltou com personalidade e foi peça importante na construção ofensiva do Cruzeiro.
Gabigol participou diretamente do segundo gol e foi aplaudido ao sair. Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
No segundo tempo, o ritmo do jogo caiu. Ainda assim, o Cruzeiro teve boa chance com Marquinhos aos 15 minutos, após jogada de William pela direita. O chute cruzado passou perto da trave.
O Vila Nova quase descontou aos 33 minutos. Cássio fez uma defesa difícil, e na sequência, Lucas Villalba afastou o perigo. O lance foi um dos poucos momentos de tensão para os donos da casa.
O técnico Leonardo Jardim promoveu alterações na segunda etapa. Ele lançou em campo titulares como Matheus Pereira, Lucas Silva e Fagner, poupados no início. O time voltou a controlar o meio-campo, mas não conseguiu ampliar o marcador.
Após a vitória, Gabigol falou sobre sua relação com o treinador Leonardo Jardim. Em entrevista ao Premiere, o atacante destacou a adaptação do elenco à filosofia do português. “Trocamos de treinador, depois veio outro, com uma filosofia um pouco diferente. Vai ter muita rotatividade no elenco. O que importa, no fim, é o Cruzeiro ganhar”, disse.
Do outro lado, Leonardo Jardim elogiou Gabigol pela entrega e inteligência tática. Segundo o técnico, o camisa 9 atuou mais recuado e colaborou na articulação. “Ele sabe bem que está aumentando os níveis de intensidade, apesar de não estar jogando sempre. Tem mostrado atitude muito importante para o grupo”, afirmou.
O técnico Leonardo Jardim elogiou o desempenho coletivo e a atuação de Gabigol. Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Com a vitória, o Cruzeiro agora muda o foco para o Campeonato Brasileiro. No domingo (4), a equipe volta ao Mineirão para enfrentar o Flamengo, às 18h30, pela 7ª rodada.
O jogo de volta contra o Vila Nova será em 22 de maio, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia. A equipe goiana precisa vencer por dois gols para levar aos pênaltis ou por três para avançar direto.
Com a solidez defensiva apresentada, o Cruzeiro vai confiante para a partida em Goiânia. A torcida celeste, mais uma vez, fez a diferença e empurrou o time em um importante passo rumo às oitavas.
FICHA TÉCNICA
Cruzeiro 2×0 Vila Nova
Data: Quinta-feira, 1º de maio de 2025
Local: Estádio Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Gols: Kaio Jorge, aos 33’ e 36’ do 1º tempo (Cruzeiro)
Cartões amarelos: Lucas Romero (5’1ºT) – Cruzeiro; Igor Henrique (7’1ºT), Gabriel Poveda (24’1ºT) – Vila Nova
Cruzeiro: Cássio; William, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki (Lucas Silva); Lucas Romero (Matheus Pereira), Christian (Fagner) e Eduardo; Marquinhos, Gabigol (Dinenno) e Kaio Jorge (Wanderson). Técnico: Leonardo Jardim.
Vila Nova: Halls; Elias (Igor Inocêncio), Tiago Pagnussat, Bernardo Schappo e Willian Formiga; João Vieira, Arilson (Paulinho) e Igor Henrique (Diego Torres); Facundo Labandeira (Gabriel Silva), Júnior Todinho (Vinícius Paiva) e Gabriel Poveda. Técnico: Rafael Lacerda.