O dominou os bastidores da partida foi a profunda indignação da equipe de Patrocínio com a arbitragem, após a não marcação de um pênalti claro ainda no primeiro tempo
Momento em que o zagueiro Fábio toca com o braço na bola dentro da área, lance ignorado pelo árbitro. Reprodução TV Poços e FMFTV
Por Luiz Antônio Costa
A estreia do Patrocinense no Módulo II do Campeonato Mineiro, neste domingo (4), foi marcada por um empate sem gols diante da Caldense, no Estádio Ronaldão, em Poços de Caldas. Mas o que dominou os bastidores da partida foi a profunda indignação da equipe de Patrocínio com a arbitragem, após a não marcação de um pênalti claro ainda no primeiro tempo (veja nos melhores momentos do esporte Hoje TV). O resultado garantiu um ponto para cada equipe, que dividem momentaneamente a segunda colocação do Grupo A.
O lance que causou a revolta ocorreu quando Lucas Ventura foi lançado em profundidade e cruzou para a área. Dentro da pequena área, o zagueiro Fábio, da Caldense, desviou a bola claramente com o braço, alterando sua trajetória. O árbitro, que estava muito próximo da jogada, ignorou o lance, provocando protestos imediatos da comissão técnica do Patrocinense. A sequência de reclamações resultou na expulsão do preparador físico Walace Pessanha e, no intervalo, do diretor de futebol Estéfano Caetano. O técnico Paulo César Shardong ainda recebeu cartão amarelo.
“Foi um absurdo. Um erro grosseiro que pode comprometer toda a nossa campanha. Estávamos fazendo um bom jogo, criamos chances e poderíamos ter saído com a vitória”, disse um membro da comissão técnica, ainda nos corredores do estádio. A falta de critério da arbitragem gerou críticas de torcedores e dirigentes, que prometem cobrar providências da Federação Mineira de Futebol.
Excelentes público marcou presença no Ronaldão e deu clima de campeonato à estreia das equipes no Módulo II. Foto: Renan Muniz|Caldense
Mesmo com a frustração, o Patrocinense mostrou organização em campo, segurou a pressão da Caldense e ainda criou boas oportunidades de gol. Com o ponto conquistado fora de casa, o time agora se prepara para a segunda rodada, quando recebe o Mamoré no Estádio Pedro Alves do Nascimento, no sábado (10), às 16h30. A expectativa é de casa cheia e apoio da torcida para buscar a primeira vitória na competição.
A torcida compareceu em bom número ao Ronaldão, que teve excelente público na manhã de domingo, dando um clima de decisão à abertura do campeonato. A indignação pelo erro de arbitragem, no entanto, dominou o pós-jogo e promete repercutir durante a semana. Veja no vídeo a seguir os principais lances, entrevistas, os demais jogos, gols e a classificação depois da primeira rodada, que será completada nesta segunda. A atuação do àrbitro Esdras Henrique Gonçalves do Couto contribuiu para a guerra de nervos entre os atletas no Ronaldão. Foto: Renan Muniz | Caldense
Ficha do Jogo
Jogo: Caldense x Patrocinense
Data: 04/05/2025
Horário: 10h00
Local: Estádio Dr. Ronaldo Junqueira (Ronaldão), Poços de Caldas - MG
Resultado: Caldense 0 x 0 Patrocinense
📋 Escalações
Caldense: Samuel; Fábio, Léo Cruz, Sandoval (C), Marcílio; Henrique (Julio César), Vitor (César Augusto), Willian (Igor Alves); Gleisinho, Hélio (Igor Lemos), Nestor (Elicley). Técnico: Thiago Oliveira.
Patrocinense: Adilson; Anderson (C), Matheus, Wellington, Weslley (César); Luizão, Wisney, Lucas Ventura (Filipinho); Hulk (Luis Fernando), Xuxa, José Lucas. Técnico: Paulo César Shardong.
🟨 Cartões Amarelos
Caldense:
-
6 Marcílio – 38'/1T
-
5 Henrique – 27'/2T
-
20 Elicley – 30'/2T
-
19 Igor Alves da Silva – 47'/2T
-
15 César Augusto – (sem tempo especificado)
-
Técnico Thiago Oliveira – advertido no intervalo
Patrocinense:
-
5 Luizão – 45'/1T
-
2 Anderson – 48'/1T
-
16 César – 28'/2T
-
1 Adilson – 31'/2T
-
11 José Lucas – 37'/2T
-
20 Filipe – 42'/2T
-
16 Adryan – 44'/2T
-
Técnico Paulo César Shardong – advertido no intervalo
🟥 Cartões Vermelhos
-
Walace Pessanha (Preparador físico da Caldense) – expulso aos 36'/1T por reclamação de pênalti.
-
Estéfano Caetano (Diretor de futebol do Patrocinense) – expulso no intervalo por reclamação de pênalti não marcado.
🛑 Ocorrência Extra-Campo
Aos 12 minutos do segundo tempo, a partida foi paralisada por cerca de 90 segundos devido ao sobrevoo de um drone no estádio.
Arbitragem:
-
Árbitro: Esdras Henrique Gonçalves do Couto (MG)
-
Assistente 1: Rodney Faria Lima (MG)
-
Assistente 2: Pablo José Martins (MG)
-
Quarto árbitro: Fernando Patrick Drosghic Modesto (MG)
- RESULTADOS DA RODADA

CLASSIFICAÇÃO

SEGUNDA RODADA
