Raposa encara altitude de Riobamba e invencibilidade dos equatorianos com time alternativo; Kauã Prates pode fazer sua estreia no profissional
Cruzeiro aposta em time alternativo e jovem promessa para buscar a vitória fora de casa (Gustavo Aleixo / Cruzeiro)
Da redação da Rede Hoje
O Cruzeiro entra em campo na noite desta quarta-feira (7), às 21h30 (de Brasília), para encarar o Mushuc Runa, no Estádio Olímpico de Riobamba, no Equador, em confronto decisivo pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. A Raposa precisa da vitória para manter vivas as chances de classificação às oitavas de final. O desafio, no entanto, vai além do adversário em campo: o clube mineiro terá que lidar com os 2.754 metros de altitude da cidade equatoriana e com a invencibilidade dos donos da casa.
O Mushuc Runa, apelidado de “Ponchito”, não perde em seus domínios há cinco partidas. A última derrota foi em 14 de março, quando o Vinotinto venceu por 2 a 1, pelo Campeonato Equatoriano. Desde então, foram quatro vitórias e um empate no Estádio Olímpico de Riobamba. Na Sul-Americana, o time vem de vitória sobre o Unión Santa Fe, da Argentina.
Para o confronto contra o Cruzeiro, o técnico paraguaio Ever Hugo Almeida terá dois desfalques importantes: o atacante Matías Rigoletto, que fraturou a fíbula e só deve retornar em junho, e o zagueiro Bryan Bentaberry, suspenso. A provável escalação do Mushuc Runa tem: Rodrigo Formento; Luis Hakim, Denys Quintero, Jerry Parrales e Angel Gracia; Luis Arce, Stiven Tapiero, Cristhian Penilla e Carlos Orejuela; Elian Caicedo e Reny Simisterra.
Do lado celeste, o técnico Leonardo Jardim deve escalar uma equipe alternativa, já que parte do elenco titular apresenta sinais de fadiga após a intensa sequência de jogos. Jogadores como Lucas Silva e Kaio Jorge, por exemplo, devem começar no banco de reservas. A novidade pode ser a estreia do jovem Kauã Prates, lateral-esquerdo de apenas 16 anos, que pode iniciar a partida na vaga de Kaiki.
Kauã Prates passa por trote antes de jogo da Sul-Americana (Reprodução / Instagram Kaio Jorge)
Na véspera do jogo, Kauã participou do tradicional "trote do jantar", costume entre os jogadores para integrar os novatos no elenco profissional. Com uma garrafa d’água servindo de microfone, o garoto falou brevemente para os companheiros e arrancou risos do grupo, sendo registrado pelo atacante Kaio Jorge em vídeo publicado nas redes sociais.
Observado desde o fim de 2023, Kauã foi integrado ao elenco principal ainda na gestão de Zé Ricardo e seguiu com espaço sob o comando de Fernando Diniz. Com a saída de Marlon, emprestado recentemente, o jovem se tornou o segundo lateral-esquerdo de origem à disposição, atrás apenas de Kaiki. Outras opções improvisadas incluem o zagueiro Villalba e o lateral-direito William, que já atuou pela esquerda na Alemanha, no Wolfsburg, e no próprio Cruzeiro.
A provável escalação da Raposa para o confronto traz: Cássio; William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Kauã Prates (ou Kaiki); Lucas Romero, Wallace (ou Murilo), Rodriguinho e Matheus Pereira (ou Eduardo); Bolasie e Dinenno.
A arbitragem do jogo será peruana, comandada por Roberto Pérez, com os assistentes Michael Orue e Diego Jaimes. No VAR estará Michael Espinoza. A partida terá transmissão exclusiva pelo streaming Paramount+.
Com 4 pontos na tabela e na terceira colocação do Grupo B, o Cruzeiro precisa vencer e torcer por tropeços de Unión La Calera (Chile) e Universidad Católica (Equador) para chegar vivo à última rodada, em que enfrenta o time chileno em Belo Horizonte. A classificação direta para as oitavas está praticamente descartada, mas uma vaga na repescagem, enfrentando um dos terceiros colocados da Libertadores, ainda é possível.
A missão é dura, mas o Cruzeiro aposta no talento da base e no entrosamento de peças experientes para surpreender em solo equatoriano. A escalação oficial será divulgada cerca de duas horas antes da bola rolar.
🟦 Prováveis escalações:
Cruzeiro
Cássio; William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Kauã Prates (ou Kaiki); Lucas Romero, Wallace (ou Murilo), Rodriguinho e Matheus Pereira (ou Eduardo); Bolasie e Dinenno.
Técnico: Leonardo Jardim
Mushuc Runa (EQU)
Rodrigo Formento; Luis Hakim, Denys Quintero, Jerry Parrales e Angel Gracia; Luis Arce, Stiven Tapiero, Cristhian Penilla e Carlos Orejuela; Elian Caicedo e Reny Simisterra.
Técnico: Ever Hugo Almeida
📌 Arbitragem (Peru):
-
Árbitro principal: Roberto Pérez
-
Assistentes: Michael Orue e Diego Jaimes
-
VAR: Michael Espinoza
📺 Transmissão:
-
Paramount+ (streaming)